quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Xadrez - Dica de Soraia Leite

Como se faz xadrez na Pintura Country
O xadrez é uma das estampas mais usadas na Pintura Country. Existem diversos tipos de xadrez, você pode criar um tipo diferente se quiser mas a base é sempre igual.
Tinta: A tinta para o xadrez deve estar bem diluída, é isso o que dá aquela transparência e degradê.Pincel: usa-se pincel chato para as listas grossase o linner para as finas. O tamanho do pincel chato varia de acordo com tamanho da lista que deseja fazer e o tamanho da peça. Normalmente usa-se o nº 6, 8, 10.
O pincel linner também varia de acordo com o tamanho da peça, por exemplo: Se a sua peça for grande, será necessário um pincel linner mais longo pois os pinceis mais longos carregam mais tinta nas cerdas fazendo com que não necessite carregar com tinta e parar a linha no meios da peça pois às vezes a emenda fica torta.
Dicas de como fazer um bom xadrez:
Fazendo as linhas grossas:
1 - Diluir a tinta2 - Carregar o pincel chato totalmente, não somente a ponta, carregar até a virola.3 - Descarregue o pincel fazendo linhas num azulejo antes de fazer na peça.4 - Fazer as linhas na peça da seguinte maneira: fazer todas as linhas de uma lado, exemplo: tudo na horizontal. Espero secar ou seque com um secador de cabelo e depois faça as linhas na vertical.5 - Mantenha seu pincel sempre em pé, não incline o pincel pois ao inclinar as cerdas abrem e a linha fica mais grossa ficando uma mais grossa que a outra. 6 - Não repita a linha, faça a linha e não passe o pincel novamente tentando corrigir qualquer imperfeição pois pode ficar mais escura que as outras ou acabar deixando torta.7 - Manter firmeza na mão, sempre deixar a mão apoiada,8 - A Pintura Country é uma pintura rústica, então não seria bom usar réguas para fazer o xadrez pois se ficar muito certinho não fica muito bonito. A firmeza das mãos se adquire com treino, treine bastante, teste em chapinhas de madeira até que tenha segurança para aplicar na peça.9 - Aguarde secar totalmente a peça ou seque com o secador para fazer as linhas finas.
Fazendo as linhas finas:
1 - A tinta não deve estar muito diluída mas não deve estar grossa.2 - Escolher uma cor que contraste com a cor das linhas grossas. Pode usar a mesma cor se preferir porém deve ser mais escura. Por a tinta não estar diluída, a cor já fica mais escura que a da linha grossa.2 - Carregue o pincel linner até a virola.3 - Sobre um azulejo descarregue seu pincel fazendo linhas.4 - Mantenha o pincel em pé, não deite o pincel. Se deitar as cerdas se abrem deixando as linha grossas e irregulares. 5 - Faça as linhas entre as linhas grossas.6 - Fazer as linhas de um lado, secar e fazer o outro lado.
Essas são as regras básicas porém o xadrez é bem diversificado, você pode fazer como quiser, pode fazer somente as linhas grossas, somente as finas, fazer 1 linha grossa e 2 linhas finas ou vice-versa. Fazer pespontos ao invés de linhas finas. Pode inovas como quiser mas sempre tome cuidado em escolher as cores, elas devem combinar entre si e combinar com a cor do fundo.
Um abraço a todos
Soraia Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário